CONVIDADOS

Ewerton Belico
Integra a Associação Filmes de Quintal e é um dos organizadores do forumdoc.bh. É curador do II Fronteira – Festival Internacional de Cinema Documentário e Experimental de Goiânia (2015). É ainda curador do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. Foi professor da Escola Livre de Cinema de Belo Horizonte e jurado da Mostra de Cinema de Tiradentes (2015). Está em processo de pré-produção de seu primeiro longa-metragem, Baixo Centro, aprovado no 7° Filme em Minas – Programa de Fomento ao audiovisual (edição 2014).

Gustavo Soranz
Doutorando em “Multimeios” pela Unicamp. Professor do curso de Comunicação Social da Uninorte e do curso de Tecnologia em Audiovisual da Universidade do Estado do Amazonas. Graduado em Rádio e TV e mestre em “Sociedade e Cultura na Amazônia”. Publicou artigos sobre cinema na Amazônia, documentário e o verbete Brazil, na “Encyclopedia of Documentary Film”, editada em 2006. É membro do Núcleo de Antropologia Visual da Universidade Federal do Amazonas (NAVI/UFAM) e do Centro de Pesquisas em Cinema Documentário da Unicamp (CEPECIDOC). Recentemente, dirigiu os documentários “A Amazônia segundo Evangelista” (2012) e “Cine Metro” (2015).

Ilana Feldman
Pesquisadora, crítica e professora. É doutora em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com passagem pelo Departamento de Filosofia, Artes e Estética da Universidade Paris VIII, tendo desenvolvido a tese “Jogos de cena: ensaios sobre o documentário brasileiro contemporâneo”. Em 2011, foi curadora da mostra “David Perlov: epifanias do cotidiano”, realizada na Cinemateca Brasileira em São Paulo e no Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro, a qual deu origem a uma publicação de mesmo nome editada pelo Centro da Cultura Judaica de São Paulo. Atualmente, realiza pós-doutorado em Teoria Literária no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, com pesquisa sobre cinema, testemunho e autobiografia a partir da obra do cineasta brasileiro-israelense David Perlov.

Pedro Veras
Pesquisador de cinema e mestrando em Comunicação Social na UFMG. Integra o grupo de pesquisa Poéticas da Experiência.

Rose Satiko Gitirana Hikiji
Professora do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo. É autora dos livros Imagem-violência – Etnografia de um cinema provocador (Terceiro Nome, 2013) e A música e o risco (Edusp/Fapesp, 2006), co-autora de  Lá do Leste (Humanitas, 2013), e e co-organizadora de Bixiga em Artes e Ofícios (Edusp, 2014), Antropologia e Performance (Terceiro Nome, 2013), Escrituras da Imagem (Edusp, 2004) e Imagem-Conhecimento (Papirus, 2009). Realizou diversos filmes etnográficos, entre eles Fabrik Funk (2015) A Arte e a Rua (2011), Lá do Leste (2010), Cinema de Quebrada (2008), Catarina Alves Costa (2007) e Pulso, um vídeo com Alessandra (2006) e os webdocumentários Lá do Leste (ladoleste.org), Bixiga em Artes e ofícios (www.yayabixiga.com.br). É coordenadora do LISA (Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da USP) e do PAM (Pesquisas em Antropologia Musical) e vice-coordenadora do GRAVI (Grupo de Antropologia Visual da USP).